terça-feira, 30 de março de 2010

COMO CARREGAR UM PIANO?


"É melhor carregar um piano com um bom profissional magrinho do que com seis curiosos fortões". De quem é essa frase de efeito? Roberto Shinyashiki?Tom Peters?Cristiano Goes? Nada disso. Seu autor é o paulistano Jair Ari Duarte, 36 anos, carregador profissional de pianos. Duarte é uma daquelas pessoas que se tornaram sábias com a experiência. Se você é uma daquelas que carregam o piano em sua empresa ou trabalho, veja o que pode aprender com quem entende do assunto:

"As pessoas pensam que carregar piano é só força, mas o importante é a delicadeza".

"Quando tem um elevador pequeno ou escada estreita, o jeito é inventar. Não deixo de c]umprir minha missão por causa de um obstáculo".

"Procuro falar pouco e ouvir bastante. Assim respeito o temperamento do cliente e corro menos risco de dizer besteira".

"Se o piano não passa pela porta, eu quebro a parede. às vezes você precisa destruir o que já está feito para fazer bem o seu trabalho".

"Carregar um piano de maneira errada dá problemas na coluna. Não faço loucuras. Trabalho para sobreviver, não para me matar".

"Estamos entrando no século XXI e ainda não inventaram uma máquina capaz de carregar um piano. Isto prova que a máquina não substitui totalmente o homem".

"Quando faço a entrega, estou contribuindo para a realização de um sonho. Trabalho mais satisfeito quando penso que estou contribuindo para o bem estar de alguém".

"Tem gente que fica tão feliz com a chegada do piano que não deixa eu ir embora. Escuto tudo com atenção: se você é atencioso, o cliente nunca o abandona".

obs: Estas frases demonstram que a sabedoria não é restrição de intelectuais. Paulo Freire sempre dialogava sobre a universalidade do conhecimento. As frases do pianista são de uma sabedoria a ser utilizada em qualquer atividade profissional. Uma grande lição vinda da experiência. Este texto me foi entregue pelo saudoso amigo e professor Roberto Matoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário